FIES

Fies 2022

O que é o FIES?

Criado em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é auxiliar estudantes brasileiros a financiarem seus cursos superiores. A inscrição é totalmente ON-LINE e GRATUITA.

Como funciona?

O FIES funciona em formato de coparticipação, por meio da qual o estudante paga a parcela de encargos educacionais não financiada todos os meses, a partir do início do curso, diretamente ao banco escolhido no ato da contratação. Uma vez concluída a graduação, o estudante deverá pagar o restante dos encargos, que foi financiado, de acordo com a sua renda. Caso não esteja empregado à época, apenas o valor do pagamento mínimo deverá ser feito, ou seja, 50% do saldo pendente.

Formas de financiamento

Desde 2018, as regras do FIES foram modificadas para melhor atender à população estudantil do país. Confira as opções de financiamento abaixo:

  • Juros zero para pessoas com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
  • Taxa variável de acordo com a renda familiar;

Quem pode participar do FIES?

Qualquer estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010 e obteve pontuação superior a 450 pontos e não zerou a redação. No entanto, têm preferência aqueles que ainda não possuem um curso superior e que não receberam concessão do benefício anteriormente.

Ex-participantes do programa que estão inadimplentes com o FIES ou com o Programa de Crédito Educativo não podem ser selecionados.