às 09:27:00

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O DESAFIO JOVEM EMPREENDEDOR 2022

Jovens estudantes de Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco podem se inscrever gratuitamente até o dia 26 de agosto

Estão abertas as inscrições para o Desafio Jovem Empreendedor 2022, um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa e estimula o desenvolvimento de comportamentos empreendedores entre os estudantes. Podem participar jovens de escolas públicas e particulares, do Ensino Médio, Técnico e universitários, dos estados de Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. As inscrições são gratuitas, até o dia 26 de agosto, pelo site do desafio.

O principal objetivo do Desafio é disseminar a cultura empreendedora e estimular o desenvolvimento de atitudes e habilidades essenciais de gestão, ligadas ao dia a dia dos negócios. Além disso, ajudar a preparar os jovens para o mercado por meio de ações práticas, seja como empreendedores ou intraempreendedores.

“O desafio propicia ao jovem a oportunidade de vivenciar a experiência de empreender, testando sua capacidade de gerenciar um negócio, tomar decisões e trabalhar em equipe, e colocando-o frente a frente com as dificuldades reais de administrar uma empresa”, explica a analista do Sebrae Minas, Jéssica de Oliveira.

Para participar, os estudantes deverão formar equipes de no mínimo três (03) e no máximo quatro (04) estudantes, com um (01) professor mentor, que irá orientar o grupo sobre as melhores estratégias. Os integrantes deverão ser organizados em equipes de Ensino Médio e Técnico, ou Ensino Superior e Tecnólogo, e deverão ser da mesma instituição e nível de ensino, independente do curso ou período.

O Desafio

A competição possui quatro (04) fases – Descoberta, Ideação, Modelagem e Implantação – divididas nas etapas Estadual (virtual) e Nacional (presencial), com carga horária total de 80 horas. Nesta edição, os estudantes e professores irão propor soluções para problemas e desafios com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Diversidade.

“A cada fase, as equipes vão acumulando pontos no ranking e, as que tiverem menor pontuação, vão sendo eliminadas, até chegar à equipe vencedora da grande final. As decisões das equipes em cada rodada são cruciais para avançar para as próximas fases”, destaca Jéssica.

As equipes vencedoras irão ganhar troféus, certificado de participação e irão disputar a final nacional presencial em Porto de Galinhas/PE, nos dias 05 e 06 de novembro. 

O Desafio Jovem Empreendedor 2022 é promovido pelo Sebrae Minas, Sebrae SP, Sebrae PE, em parceria com a empresa Inova GS. Esta é a terceira edição do desafio. No ano passado, 352 equipes, formadas por 1.543 estudantes e 162 professores, participaram do jogo virtual. 

Desafio Jovem Empreendedor 2022

Inscrições gratuitas até 26 de agosto

Edital e inscrições: https://desafiojovemempreendedor.com.br/

FONTE: IFNMG


Fonte: