às 15:48:00

JÁ FEZ O TESTE VOCACIONAL E AINDA NÃO SABE QUAL CURSO ESTUDAR?

Como saber qual é sua profissão ideal?

A gama variada de cursos superiores disponíveis no mercado pode deixar muita gente na dúvida no momento de escolher a faculdade. Em meio a esse dilema, o teste vocacional se torna uma excelente opção para ter maior clareza do que se quer profissionalmente e ingressar na universidade de forma mais acertada.

Se você vem considerando a busca por esse direcionamento para lhe ajudar nesse momento tão importante, entenda de que maneira esse teste pode ser útil para você.

O que é um teste vocacional?

O teste vocacional é uma avaliação continuada de suas preferências, características e personalidade que pode indicar as profissões mais compatíveis com quem você é. Ele pode ser realizado por um psicólogo, coach ou especialista em orientação profissional que, por meio de testes e consultas voltadas para esse fim, pode ajudá-lo a entender qual o melhor caminho a seguir.

É claro que não é papel desse orientador lhe dizer para fazer o curso x ou y, mas sim garantir que você reflita e enxergue as próprias tendências e inclinações que poderão ser utilizadas profissionalmente a fim de obter uma vida mais feliz e próspera.

É importante ressaltar ainda que testes vocacionais de internet que oferecem respostas instantâneas e algumas perguntas, se respondidas de forma respondidas aleatória, têm pouca eficiência devido à superficialidade desses dispositivos.

Se realmente quiser se beneficiar dessa metodologia para fazer escolhas eficientes, esteja disposto a realizar um teste vocacional com quem realmente domina essa abordagem. No próximo tópico, você entenderá como isso é feito.

Como o teste vocacional é feito?

Conforme começamos a explicar, o teste vocacional não é algo feito uma única vez e de forma isolada. Não existe essa precipitação em encontrar as respostas e tudo é realizado com muita responsabilidade e sem pressa.

O motivo disso é que não existe "bola de cristal", ou seja, ninguém pode garantir se o curso escolhido realmente trará o sucesso almejado, já que isso dependerá de seu empenho, dedicação e compromisso com aquilo que faz. Além do mais, oscilações na economia e no próprio mercado também podem influenciar a sua trajetória profissional.

Portanto, o que o orientador faz é muito mais que simplesmente aplicar uma bateria de testes e logo em seguida lhe dizer para onde ir. Na verdade, esse processo envolve também diálogo e questionamentos que o farão entender melhor o porquê de determinadas escolhas e respostas que deu no teste.

Muitos profissionais e, até mesmo, especialistas passaram a criticar o teste vocacional justamente pela superficialidade e a forma errônea com a qual essa metodologia algumas vezes é aplicada. Além do mais, as pessoas são diferentes. Portanto, perguntas padronizadas e repetidas a um número variado de indivíduos obviamente não trará bons resultados.

Mais uma vez, procurar a ajuda certa para realizar o teste é a melhor forma de se beneficiar disso.

Separado por áreas de atuação, como ciências naturais, exatas, humanas, ou contábeis, você poderá ter uma boa referência sobre o que estudar para planejar seu futuro profissional.

Clique aqui e descubra qual curso combina mais com você!


Fonte: