às 15:54:00

FACULDADE SANTO AGOSTINHO REALIZARÁ COLÓQUIO SOBRE DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL, ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO

O exercício de aproximação da educação em direitos humanos e a educação das relações étnico-raciais, culturais e de gênero é profundamente oportuno, primeiro, porque, trata-se da promoção do direito humano à igualdade, por um lado, e a não discriminação, por outro; segundo, porque a educação em direitos humanos se insere no conjunto das iniciativas educativas, entre as quais a educação das relações étnico-raciais, culturais e de gênero, como forma de promover os direitos humanos nos processos educativos diversos; terceiro, as exigências ao cumprimento das diretrizes emanadas pelo Conselho Nacional de Educação para a implantação da educação em direitos humanos em todo o país.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação exigem a formação de cidadãos e cidadãs atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural, pluriétnica e de gênero do Brasil, bem como o tratamento de questões e temáticas a esse respeito nas disciplinas e atividades curriculares dos cursos. Falar sobre a questão do respeito à diversidade, desarmar-se de preconceitos e compreender a realidade da população negra serão alguns dos objetivos do V Colóquio sobre Direitos Humanos , Diversidade Cultural, Étnico Racial e de Gênero, que será realizado no Campus JK, no Teatro Santo Agostinho, na quinta-feira, 07 de abril, com a participação de mais de 500 estudantes dos cursos ofertados pela faculdade.

O evento será gratuito e também aberto ao público externo. Outros objetivos propostos para o evento, que já ganhou conotação regional, é divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem os cidadãos da comunidade acadêmica quanto à pluralidade étnico-racial, gênero e cultural, tornando-os capazes de interagir e buscar objetivos comuns que garantam a todos respeito aos direitos humanos e valorização da identidade. A programação, que se estenderá por todo o dia, terá como tema: “Tire o seu racismo do caminho que quero passar com a minha cor”. O evento contará com minicursos, oficinas, palestras e apresentações artísticas que reforçarão a cultura negra.

A seguir, apresentamos a programação para esse dia repleto de discussões importantes a respeito do racismo e do combate a tal prática.

PROGRAMAÇÃO

Abertura do V Colóquio de Direitos Humanos, Diversidade Cultural, Étnico Racial e de Gênero.

Cerimônia de Abertura

 08:00hs às 08:30hs

Minicurso 1: Liberdade de Expressão, discriminação racial e racismo no Brasil: Aspectos teóricos e práticos.

Palestrante: Professor Reinaldo Pimentel

 09:00hs às 10:00hs

Minicurso 2: Crise no Brasil e a questão social: A questão étnico-racial em foco.

Palestrante: Professor Alan Farley Prates Oliveira

 10:00hs às 11:00hs

Documentário: Saúde da População Negra.

Participação especial dos Professores da FASA Moc. Mediadora: Profa. Rosana Ruas

 18:00hs às 19:00hs

Roda de Capoeira.

Apresentação Cultural

 19:00hs às 19:30hs

Racismo, e eu com isso?

Palestrante: Professor Padre Antônio Avilmar Souza

 19:30hs às 20:30hs

Tire o seu racismo do caminho que eu quero passar com a minha cor.

Palestrante: Professor Jonatas Braga

 20:45hs às 21

As inscrições podem ser feitas através do site: eventos.fasa.edu.br


Fonte: