às 16:25:00

NÚCLEO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE DA FASA MOC

O Núcleo de Experiência Discente é um serviço que tem como principal objetivo oferecer atendimento psicopedagógico e encaminhamento especializado aos alunos da graduação e pós graduação com a finalidade de auxiliar no processo de ensino aprendizagem, bem como, no desenvolvimento pessoal e profissional do acadêmico, visando o comprometimento com o aprendizado, sendo este o principal valor da Instituição.

Trabalha, visando desenvolver medidas que contribuam para a melhoria da qualidade de ensino, da relação professor/estudante buscando atuar preventivamente nos impactos das disfunções pertinentes ao processo de formação dos estudantes.

O atendimento psicopedagógico que visa desenvolver os seguintes procedimentos:

  1. a escuta;
  2. o apoio;
  3. a avaliação dos problemas psicopedagógicos;
  4. o aconselhamento psicológico;
  5. o encaminhamento dos estudantes;
  6. o envolvimento da família no processo sempre que necessário;
  7. o acolhimento aos estudantes transferidos;
  8. a promoção da adaptação, integração, a fim de contribuir no processo da
  9. formação professional;
  10. a realização a formação de representantes de turma;
  11. a promoção os Programas de Nivelamento/Aperfeiçoamento e Monitoria;
  12. a realização, em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência

Docente - NAPED, orientações aos docentes no tange às questões de ensino-aprendizagem específicas a alunos que necessitem de alguma adaptação pedagógica;

  • A promoção de ações de acessibilidade pedagógica.
  • O acompanhamento de projetos culturais que possibilitem a convivência dos acadêmicos com a diversidade socioeconômico-cultural.

O NED, realiza, também, intervenção psicológica de urgência, cuidando para não assumir a característica de terapia ou tratamento psicológico e não interferir nos demais procedimentos, sejam eles médicos, psicológicos ou de outra natureza.

O NED é constituído por profissionais graduados em psicologia e em pedagogia, especialista em psicopedagogia que possuem conhecimentos na área educacional e sobre dificuldades de aprendizagem. Por essa razão, orienta os discentes na compreensão e organização de seus estudos, auxiliando-os nos aspectos pedagógicos, sociais e emocionais, inclusive nas suas atividades profissionais, enquanto discentes e acadêmicos da Instituição.


Fonte: