às 15:18:00

MINHA BIBLIOTECA E GRUPO AFYA EDUCACIONAL: PARCERIA DE 5 ANOS GERANDO ENSINO DE QUALIDADE

FASA Moc é uma delas!

A aceleração digital é um dos pontos responsáveis por melhorar a qualidade de ensino. A partir de novas soluções tecnológicas, estudantes, professores, coordenadores e diretores acadêmicos encontram práticas que garantem o avanço do ensino de qualidade.

Hoje, a Minha Biblioteca atua com o propósito de levar os benefícios do acervo digital para as instituições de ensino, disseminando educação de qualidade por meio do acesso virtual a títulos e autores reconhecidos em todas as áreas do conhecimento. 

Foi buscando unir educação e tecnologia, que a Minha Biblioteca e o Grupo Afya Educacionalo maior ecossistema de educação em saúde healthtechs do Brasil, se encontraram. Parceiras há 5 anos, as duas empresas já conquistaram avanços educacionais em todos os cantos do país e milhões de estudantes impactados com o melhor conteúdo acadêmico.

Conheça mais sobre essa parceria de sucesso!

Grupo Afya Educacional: ensino de qualidade com apoio da tecnologia

Grupo Afya Educacional apoia a formação de profissionais em toda a jornada, da recém-formação à especialização já concluída. Para se fazer sempre presente, a empresa busca o ensino da saúde a partir da educação de qualidade e do uso da tecnologia.

Hoje, a Afya adota uma estratégia inovadora baseada em metodologias ativas, isto é, torna o estudante protagonista no processo de educação. Assim, a tecnologia se mostra a principal aliada por oferecer interação e fácil adaptabilidade entre tantas rotinas.

Com foco no que precisa ser feito agora e no futuro para o ensino de qualidade, o Grupo Afya Educacional tem conquistado cada vez mais espaço e já expandiu sua atuação no mercado com a aquisição de novos centros universitários, faculdades e universidades por todo o país.

A lista inclui nomes como:

  • Facimpa, em Marabá – PA;
  • Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, em João Pessoa – PB;
  • Fasa Vitória da Conquista – BA;
  • ITPAC Cruzeiro do Sul – AC;
  • ITPAC Palmas, – TO;
  • ITPAC Santa Inês – MA;
  • São Lucas, em Porto Velho – RO;
  • Unidep, em Pato Branco – PR;
  • Unifipmoc, em Montes Claros – MG;
  • Unigranrio, no Rio de Janeiro – RJ;
  • Uninovafapi, em Teresina – PI;
  • Uniptan, em São João del-Rei – MG;
  • Unitpac, em Araguaína – TO;
  • Fameg, em Garanhuns – PE;
  • ITPAC, em Itacoatiara – AM.

O maior ecossistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil

O Grupo Afya Educacional é o maior sistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil, atuando ao lado de médicos em toda a sua jornada e ao mesmo tempo apoiando empresas relacionadas à prestação de serviços na área da saúde.

Atualmente, a Afya participou da formação de mais de 14 mil médicos e prestou mais de 442 mil atendimentos gratuitos junto à sociedade.

Cursos nas áreas de Ciências Humanas e Exatas

Embora o foco do Grupo seja a área médica, há destaque também para cursos nas áreas de Ciências Humanas e Exatas, ministrados em diversas universidades que fazem parte da Afya.

A parceria de 5 anos entre a Minha Biblioteca e a Afya

A parceria entre a Minha Biblioteca e o Grupo Afya Educacional começou em 2017, data que marca o avanço do grupo em termos de aquisição e presença em diferentes IES.

A Minha Biblioteca conversou com o gerente de tecnologias educacionais da Afya, Ithalo Hespanhol. Ele apontou que uma das maiores vantagens nessa parceria é a excelência do atendimento do acervo virtual para todas as unidades do Grupo.

Essa parceria, essa disponibilidade da Minha Biblioteca em nos atender da melhor maneira é o que tem possibilitado esse estreitamento dos laços entre a gente. A entrega é de muita qualidade”, aponta Ithalo.

Ithalo aponta, ainda, que o acervo virtual da Minha Biblioteca faz parte da rotina das instituições e está integrado ao processo de ensino da Afya. 

A gente sempre vai ter parceria com biblioteca digital daqui para frente. Eu não vejo em nenhum momento do presente e muito menos um futuro sem a inserção de bibliotecas digitais para consulta e consumo de conteúdo, porque acredito que a tendência do ensino superior é muito voltada ao ensino híbrido”, explica o gerente de tecnologias.

solução dos e-books é adotada em diferentes momentos e etapas para incentivar o uso por parte da comunidade acadêmica. Tudo para facilitar o acesso e aumentar ainda mais a adesão. Sendo assim, a qualidade do serviço e dos títulos é essencial durante todo o processo.

Os títulos que a Minha Biblioteca traz nos catálogos são de extrema importância para nós, bem como a velocidade com que esses títulos são atualizados. É bastante relevante para que possamos manter um acervo sempre atualizado”, conta.

A necessidade de um acervo digital para a promoção da educação de qualidade

Disponibilizar um acervo digital de alto nível está diretamente relacionado com o propósito da Afya, cujo slogan é “educação, saúde e tecnologia”. Já em 2018, a solução de biblioteca digital da MB estava presente em todas IES do grupo.

O acervo virtual sempre foi uma boa opção tanto para as modalidades EaD quanto presencial. Desde o Decreto nº 9.235/2017 ele já é citado como uma das opções para as IES, que podem ter tanto as bibliotecas físicas e digitais, quanto híbridas. 

Ou seja, o acervo virtual já é realidade e está diretamente ligada à acessibilidade, à autonomia dos estudantes, à promoção da educação de qualidade e à economia de custo com a biblioteca física.

A possibilidade de ter mais de 10 mil títulos disponíveis para o aluno, assim como a facilidade que ele pode acessar de qualquer lugar. Hoje, o estudante tem a possibilidade de acessar de onde estiver o título de que ele precisa, e isso conta muito. Em relação a avaliações, tanto para credenciamento e recredenciamento institucional, quanto para autorização e reconhecimento de cursos junto ao MEC”, contou Ithalo.

Sendo assim, a Afya, desde a sua criação, já via a importância de investir em formas de levar o conhecimento para todos os estudantes, de forma a atendê-los em todas as IES que administra.

Nós precisamos incorporar tecnologia na nossa prática docente – e incorporar não é só deixar disponível. Nós precisamos trazer isso para dentro da sala de aula. Foi isso que buscamos quando nós procuramos um acervo virtual para disponibilizar aos professores e, principalmente, alunos”, acrescentou Hespanhol.

O foco social do Grupo Afya Educacional

Mais que oferecer ensino de qualidade, a Afya também tem compromisso com questões sociais e com a democratização do ensino.

Hoje, todas as bibliotecas físicas têm pelo menos um bibliotecário. Ele é o responsável por fazer a gestão do acervo da Minha Biblioteca e as demandas de compra, que vêm de acordo com a estrutura das matrizes de cursos.

É a partir daí que se estabelecem as necessidades das instituições e a encomenda dos títulos, trabalhando com a melhor versão do acervo híbrido.

Dessa forma, com o acervo virtual, a Afya pode expandir a qualidade da educação a todas as unidades.

Não se tem distinção de acesso a nenhum título importante entre as nossas instituições. Nós estamos em todos os cantos do país, e a Afya tem justamente essa característica de descentralizar a educação de qualidade, ou seja, estamos tanto em regiões periféricas quanto em capitais, levando títulos riquíssimos, de qualidade muito alta e de forma igualitária a todos!”, esclarece Ithalo.

Entenda como a Minha Biblioteca apoia a Afya a se tornar referência em educação

Desde 2017, a Minha Biblioteca está ao lado da Afya para auxiliar na tarefa de oferecer soluções para a educação a partir de novas tecnologias, incluindo as vantagens de ter uma biblioteca digital e acessível para toda a comunidade acadêmica.

Conheça, abaixo, como as soluções da Minha Biblioteca atendem às instituições do Grupo Afya Educacional.

Atualização do acervo

Além de qualidade e quantidade de obras, o acervo precisa ser atualizado com periodicidade para que os estudantes e docentes tenham o que há de mais novo nas suas áreas de formação.

Achamos muito interessante a velocidade com que a Minha Biblioteca atualiza o acervo. Isso é bastante importante, porque a gente não pode ficar com o livro obsoleto, principalmente em áreas como a de saúde e jurídica, por exemplo”, pontua Hespanhol.

Catálogos que atendem a todas as frentes das instituições

O serviço do acervo virtual da Minha Biblioteca atende a Afya e às 32 instituições geridas pelo grupo. Todas as IES do grupo utilizam os mesmos títulos e, mensalmente, ocorre a atualização do acervo, quando a equipe da Minha Biblioteca faz a atualização na plataforma da Afya para que todos tenham acesso às novidades.

Hoje, a Minha Biblioteca oferece o principal acervo virtual em todas as áreas do conhecimento. Uma das áreas de referências é a saúde, sendo a opção mais completa do mercado para cursos de Medicina e Odontologia. Por isso, atendemos bem ao que o maior ecossistema de educação em saúde e healthtechs do Brasil precisa.

No entanto, o grupo também atende a outras áreas do conhecimento, cujos cursos são oferecidos de forma presencial e em educação a distância. Todos os catálogos fazem parte do acervo e são oferecidos à Afya para que as graduações tenham suas matrizes curriculares contempladas na biblioteca digital.

Padronização dos títulos em todas as IES

Com IES espalhadas por todo o país, muitos grupos têm dificuldade em padronizar os PPCs e acervos bibliográficos. Depois da parceria com a Minha Biblioteca, a Afya superou esse desafio e consegue oferecer a mesma qualidade em acervo virtual a todas as unidades.

Com um acervo digital, nós temos uma possibilidade muito grande de expansão de acervo para todo mundo. Isso faz com que nós tenhamos uma forma de padronização no acervo e na disponibilização dele e isso é muito importante”, esclarece Ithalo Hespanhol.

Dessa forma, é possível também oferecer mais autonomia ao estudante, que pode ir além das indicações bibliográficas fornecidas pelos professores, e aos docentes, que não ficam restritos aos títulos disponíveis no acervo físico.

Avaliações do MEC

Quanto mais completo e atualizado for o acervo, maiores as chances de a IES ter boas avaliações do MEC. Além disso, com as novas realidades das frentes de educação, critérios relacionados à inovação são bem-vistos pelo Ministério da Educação.

Assim, a biblioteca digital entra como uma excelente opção para se ter quantidade, qualidade, acessibilidade e tecnologia juntas no oferecimento de títulos à comunidade acadêmica.

O futuro da educação é digital!

Em relação ao futuro da educação, Ithalo Hespanhol é direto: não há como deixar de adotar bibliotecas digitais. De acordo com o gerente de tecnologias, tanto a consulta quanto o consumo de conteúdos vieram para ficar.

Essa é uma opinião também compartilhada por diversos profissionais que atuam na educação, sejam eles bibliotecários, colaboradores, gestores e professores.

Não vejo outro caminho a não ser a expansão de parcerias como a nossa e cada vez mais a inserção dessa solução no dia a dia do professor e do estudante”, finaliza Hespanhol.

Conheça a Minha Biblioteca

Minha Biblioteca é a maior e mais completa plataforma de conteúdo acadêmico do Brasil. Desenvolvida para oferecer a melhor solução digital de e-books para Instituições de Educação Técnica e Superior, além de empresas e órgãos públicos, a Minha Biblioteca é formada por 16 grandes editoras e 42 selos editoriais. 

Em 11 anos de atuação no mercado, conta com mais de 1.100 instituições parceiras e mais de 5 milhões de leitores impactados.

Se você é gestor, professor ou colaborador de uma IES, leve essa ideia à comunidade acadêmica e promova a disseminação de um ensino inclusivo, acessível e de qualidade para a melhor preparação da formação dos futuros profissionais.

Quer saber mais sobre como funciona esse serviço?

Então, clique aqui e conheça esse serviço.


FONTE: Minha Biblioteca

 

 


Fonte: