ENADE 2021

Tudo sobre o ENADE 2021

O ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) é um exame que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

É composto por uma avaliação escrita com questões objetivas e discursivas e por uma Avaliação institucional, juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

Assim, os resultados do Enade aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição do aluno do ano/ciclo ENADE é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de graduação. E vale ressaltar que a situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.