ALUNOS DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA FASA MOC, ORIENTADOS PELAS PROFESSORAS ANA CAROLINA RODRIGUES E PRISCYLLA PESTANA, DESENVOLVEM PRODUTOS FISIOTERÁPICOS

Os acadêmicos criaram recursos terapêuticos complementares para a reabilitação de disfunções ortopédicas e/ou neurológicas.

Neste semestre, durante o desenvolvimento das metodologias ativas, os acadêmicos dos três períodos do curso de Fisioterapia realizaram a confecção de produtos fisioterápicos nas disciplinas de Órteses e Prótese, Cinesioterapia, Eletroterapia e Musculoesquelética, sob a supervisão das professoras Ana Carolina Rodrigues e Priscila Pestana.

De acordo com a professora Priscylla,“a ação da disciplina de Cinesioterapia teve como objetivo a confecção de equipamentos de cinesioterapia com materiais recicláveis e a aplicação do conhecimento obtido ao longo do semestre durante a atividade proposta. Após a confecção, os alunos fizeram demonstração do uso e explicaram sobre a aplicabilidade do material confeccionado levando em consideração o perfil do paciente e a disfunção ou patologia apresentada”. A atividade foi realizada ao longo do mês de maio de 2021 (período de confecção até a entrega), acrescentou a professora.

A professora Ana Carolina explica que “órteses são dispositivos que exercem funções específicas em um determinado segmento corpóreo, agindo como reorganizadores funcionais. Os meios de locomoção assistida proporcionam a mobilidade pessoal independente e ampliam as funções físicas, fornecendo apoio suplementar durante o deslocamento”.

Na prática clínica, estes recursos são utilizados para suportar, imobilizar um segmento durante a fase de recuperação, ou para corrigir e prevenir deformidades, podendo ser estáticas, dinâmicas, seriadas e progressivas, sendo consideradas como um recurso terapêutico complementar. De acordo com a professora, os acadêmicos foram estimulados a criar um recurso terapêutico para reabilitação de disfunções ortopédicas ou neurológicas.

Imagem 1

Imagem 2