às 12:02:00

PROFESSORES DO CURSO DE FARMÁCIA DA FASA MOC PUBLICAM LIVRO SOBRE INOVAÇÃO CURRICULAR

O livro intitulado “Metodologias Ativas: Modismo ou Inovação” reúne textos escritos por especialistas em metodologias ativas de todo o Brasil.

O ano de 2021 começou com boas notícias para os professores de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho em Montes Claros/MG. Os docentes Flávio Júnior Barbosa Figueiredo e Talita Antunes Guimarães publicaram em livro especializado sobre metodologias ativas, um capítulo abordando uma inovação curricular importante para o ensino em saúde.

O livro intitulado “Metodologias Ativas: Modismo ou Inovação” reúne textos escritos por especialistas em metodologias ativas de todo o Brasil. No capítulo publicado, foi abordado a utilização do arco de Maguerez para o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso na área da saúde. Segundo os autores, o método utilizado se baseia na teoria da problematização. No primeiro momento os acadêmicos observam a comunidade, vivenciando as situações reais, verificando os possíveis problemas enfrentados pela população escolhida e a partir disso, em uma sequência metodológica são traçadas as possíveis soluções para o problema identificado.

O Arco de Maguerez já é bastante utilizado nas instituições de ensino superior e na educação corporativa, pois o método permite relacionar a teoria e a prática de forma bem interessante.

O curso de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho é conhecido por desenvolver inovações curriculares que são consideradas experiências exitosas. Em 2012, o curso saiu à frente na utilização da aprendizagem baseada em problemas e até hoje utiliza diferentes tipos de metodologias ativas, dentre elas a publicada no livro.

O uso de metodologias ativas favorece a interação dos acadêmicos e professores, tornando o aprendizado mais concreto. De acordo com o professor Flávio, a Faculdade Santo Agostinho sempre investe nessas metodologias, buscando inovações que possibilitem a interação e o desenvolvimento da aprendizagem de uma forma mais dinâmica e autônoma. 


Fonte: