às 08:58:00

PROFESSOR DO CURSO DE DIREITO DA FASA MOC DEFENDE DOUTORADO NA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

O Prof. Vitor Luís de Almeida faz parte do quadro de docentes da FASA desde janeiro de 2019, lecionando as disciplinas Processo Civil I e III, e Responsabilidade Civil

O Professor Vitor Luís de Almeida, do Curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros, defendeu no último dia 26, o doutoramento em Direito, na Universidade de Coimbra, uma das mais respeitadas e antigas universidades do mundo, com fundação em 1290. A área de concentração do Doutoramento foi Ciências Jurídico-Processuais. A tese defendida pelo professor, intitulada Ativismo Judicial na Dinamização do Ônus da Prova e sua Contraposição à Imparcialidade do Julgador: Uma Aplicação do Sistema Processual Cooperativo no Processo Civil Brasileiro, foi orientada pelo Professor Doutor João Paulo Fernandes Remédio Marques.

A banca de defesa foi formada por sete professores doutores da Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa e Universidade Católica Portuguesa. O Prof. Vitor Luís de Almeida galgou uma aprovação, com distinção.

O Prof. Vitor Luís de Almeida faz parte do quadro de docentes da FASA desde janeiro de 2019, lecionando as disciplinas Processo Civil I e III, e Responsabilidade Civil. Além disso, é também Juiz de Direito do Estado de Minas Gerais, exercendo, atualmente, o cargo de Titular do 3º JD dos Juizados Especiais de Montes Claros e de Juiz Diretor do Foro Eleitoral de Montes Claros.

No âmbito acadêmico, o Prof. Vitor Luís de Almeida é graduado e especialista em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e Mestre em Direito (área de concentração Ciências Jurídicas) pela Universidade de Lisboa. É autor de artigos jurídicos publicados no Brasil e exterior. É também, autor e colaborador em alguns livros, a exemplo: Novo CPC: análise doutrinária sobre o novo direito processual brasileiro (2015); A responsabilidade civil do Estado por erro judiciário (2016); Ativismo e Processo: novas perspectivas da prestação da justiça (2019); 5 Anos do Código de Processo Civil 2015 (2020).

O Prof. Vitor Luís de Almeida atua ainda como colaborador da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – EJEF/TJMG e da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – EJE/TRE-MG. 

Nesse momento festivo e solene, toda comunidade acadêmica da FASA Moc, incluindo direção, coordenação, professores e acadêmicos, parabeniza o Prof. Vitor Luís de Almeida por essa grande conquista internacional. Parabéns, doutor!


Fonte: