EGRESSO DO CURSO DE DIREITO DA FASA MOC É APROVADO EM MESTRADO ACADÊMICO NA UFRJ

Antônio Luiz Fagundes Meirelles Júnior fez um depoimento relatando sua trajetória acadêmica até conquistar mais essa vitória!

Ingressei no Curso de Direito da Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros (FASA/MOC) no ano de 2016, mediante o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). A escolha por este curso foi algo totalmente subjetivo, advindo, em grande parte, do meu interesse sobre os estudos da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CRFB/88), ainda no Ensino Médio, quando presidi o grupo temático “Estudantes pela Cidadania” em Mato Verde/MG (minha amada terra natal). Já a escolha pela instituição, foi algo mais objetivo, já que a excelência e a grandiosidade da FASA/MOC era (e é) um consenso incontestável em todo o Norte de Minas Gerais.

Aos dezessete anos, não tinha uma clara noção do que estaria por vir na academia, muito menos das inúmeras possibilidades de atuação de um Operador do Direito, que descobriria ao longo da graduação. Ao conhecer mais a Instituição de Ensino Superior a que eu estava integrando, fui descobrindo às inúmeras oportunidades para além da sala de aula, oportunidades estas que possibilitariam uma visão totalmente nova do Direito: a pesquisa científica e a docência.

Na FASA/MOC tive a oportunidade, a alegria e a honra de integrar diversos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, tais como o Observatório do Acesso ao Trabalho e a Justiça (OATJUS), o projeto "Consumidor Consciente", o Programa Especial de Tutoria (PET), o Grupo de Estudos: "Direito, Totalitarismo e Modernidade", o Cerimonial FASA: “Professora Noêmia Coutinho”, o Projeto Discente "FADISA Play", o Programa de Monitorias e o Programa de Iniciação Cidadã (PIC), além de ter exercido os mandatos de Representante Discente junto ao Conselho Superior da FASA/MOC e de Representante de Turma; tudo isso me possibilitou não só uma sólida formação técnica, mas também humanística, ética, interdisciplinar e prática.

Com o contato e a relação de proximidade, carinho, confiança, apoio e empatia que tive, ao longo dos cinco anos de bacharelado, com os meus amados professores e professoras do Curso de Direito da FASA/MOC, absorvi ensinamentos que me formaram, não somente para o exercício técnico da ciência jurídica, mas para o palco da vida, como melhor pessoa e como melhor cidadão.

Em 05 de fevereiro do ano de 2021 a FASA/MOC me concedeu o título de Bacharel em Direito, encerrando a primeira etapa da minha jornada acadêmica rumo à realização de um sonho na docência, sonho este que aflorou durante a graduação e que herdei dos queridos mestres que tive (ou melhor, que tenho). Desde então, dei seguimento a minha preparação científica (de natureza teórica, prática e técnica) para ingresso em um Programa de Pós-Graduação em Direito na condição de Mestrado Acadêmico.

Os dias se passaram e fui me deparando com um universo completamente novo de aprendizado, estudo e avaliações. Transitei por etapas e mais etapas cansativas de avaliação: Prova de Conhecimentos Jurídicos, Avaliação de Domínio em Idioma Estrangeiro, Prova de Avaliação de Projeto de Pesquisa, Avaliação de Currículo Lattes e, por fim, Entrevista e Defesa da Pesquisa proposta.

Foram noites e mais noites sacrificadas, pesquisando, escrevendo, estudando, lendo, traduzindo, orando, às vezes chorando, às vezes sorrindo. Mas “valeu a pena”, cada segundo dedicado “valeu a pena”. Eis que, em apenas oito meses de formado, oito meses (ou melhor, cinco anos e oito meses) de dedicação e entrega, a aprovação chegou: no dia 29 de novembro do ano de 2021 foi oficializada a minha classificação e aprovação no processo seletivo de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), umas das maiores e mais respeitadas universidades não só do Brasil, mas da América Latina e do mundo.

Realizar a minha graduação em uma IES que tem como compromisso assegurar o ensino de qualidade com sólidas bases científicas, interdisciplinaridade e visão atualizada de mundo, juntamente com um corpo docente extremamente qualificado e de altíssima excelência, que emana paixão e amor pelo exercício do magistério, contribuiu grandiosamente para que, hoje, eu obtivesse sucesso no Processo Seletivo de Mestrado do PPGD da UFRJ, com a honra de possuir o Projeto de Pesquisa mais bem avaliado do certame.

À minha querida FASA/MOC e a todos aqueles que integram o seu corpo de funcionários e membros, meus agradecimentos por contribuírem com a consolidação de mais essa etapa de minha trajetória acadêmica; e a todos os professores e professoras do Curso de Direito da Instituição, minha admiração e gratidão por todo o carinho, amizade, confiança, apoio e ensinamentos concedidos ao longo da minha formação em busca do conhecimento e da transformação social.