às 10:31:00

ACADÊMICO THIAGO ANTUNES DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FASA MOC PARTICIPA DE DEBATE NA 11ª RISP REGIÃO INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA EM MONTES CLAROS

Tivemos como pauta principal o suicídio como questão pública dentro da cidade de Montes Claros.

Acadêmico do 10° período do curso de Psicologia da FASA Moc, participa de debate juntamente com o Delegado Dr. Bruno da 11ª RISP REGIÃO INTEGRADA DE SEGURANÇA PÚBLICA, para discutirem sobre a perspectiva ao suicídio como questão de Saúde Pública.

Tendo como assunto principal, o suicídio é um comportamento complexo e extremo, em que o paciente tem como objetivo a morte. A Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou o suicídio como um problema de saúde pública, responsável por mais mortes, em todo o mundo, do que homicídios e guerras combinados. Uma grande questão vinculada ao suicídio é que a prevenção, de forma global, é possível. Logo, os comportamentos suicidas podem ser contextualizados como um processo complexo, que pode variar desde a ideia de retirar a própria vida, que pode ser comunicada por meios verbais e não verbais, até o planejamento do ato, a tentativa e, no pior dos casos, a morte.

Nessa vertente, é sabido que as doenças psiquiátricas estão presentes em 80% a 96% dos pacientes que cometem suicídio, e uma das formas de prevenção é tratar principalmente, os transtornos do humor. A reunião contou com o apoio da coordenação das áreas da saúde, assistência social, educação e segurança de Montes Claros, para compreenderem e procurarem alternativas de prevenção e pósvenção do suicídio na atualidade.

O suicídio tem solução, desde que haja prevenção!

Ajude salvando vidas!

 

 


Fonte: