às 12:31:00

VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 TEM INÍCIO NO NORTE DE MINAS

Egressas de Enfermagem e Farmácia da FASA Moc são vacinadas por atuarem na linha de frente do combate à doença

Um dos momentos mais esperados, desde o início da pandemia provocada pela COVID-19, aconteceu na manhã da última terça-feira (09/01) com o início da vacinação. A região recebeu as doses da CoronaVac, vacina usada nessa primeira etapa de imunização. Na linha de frente do combate a COVID-19, egressas dos cursos de Enfermagem e Farmácia atuantes na região, receberam a primeira dose da vacina e contaram suas expectativas.

Para Josane Alves, farmacêutica no município de Varzelândia, formada pela FASA em 2014, “ao falar da vacina contra o SARS-COV2, ainda há muitos questionamentos. Só quem esteve desde o começo trabalhando na linha de frente , sabe do quanto oramos e esperamos por esse momento”. Josane afirma, ainda, que “quando o objetivo é cuidar da saúde, é importante compreender a importância da vacinação. A vacina hoje é um dos maiores avanços da medicina. Graças a imunização, milhões de pessoas são protegidas contra várias tipos de doenças”. Para ela, a União deveria investir mais nas pesquisas e valorizar os profissionais que cabem a ela, pois, assim, existiriam muitas vacinas e, consequentemente, a erradicação de várias doenças.

Outra profissional imunizada foi a enfermeira Priscila Ferreira, graduada pela FASA e atuante na Atenção Primária do Município de Montes Claros. Ela conta que foi imunizada com a vacina Coronavac COVID 19 (Sinovac/Butantan), SARS CoV-2 inativado. Segundo Priscila, foi um “momento de grande emoção para todos os profissionais de saúde que lutaram na linha de frente. Nesse momento as lágrimas derramadas por motivo de medo, insegurança foram substituídas por lágrimas de alegria e esperança de dias melhores”. Ela completou que não vê a hora de toda essa tempestade passar e ter a certeza que os pacientes e familiares estarão todos vacinados. “Poder voltar a abraçar, tocar, sentir o calor humano acredito que seja um sonho de todos nós, independente de raça, condição social ou crença. Quanto a Enfermagem me sinto realizada por ter escolhido uma profissão tão nobre e por estar em uma instituição que reconhece o valor do profissional e fornece todo amparo de biossegurança para desenvolver o meu trabalho”, completou Priscila.

A farmacêutica graduada pela FASA em 2013, Gabriele Gomes Fernandes também recebeu a vacina e se mostrou bastante otimista. Ela explica que, “diante do triste cenário que estamos vivendo, é uma honra poder ser uma das primeiras farmacêuticas vacinadas contra a COVID-19 no município de Montes Claros. Não apresentei nenhum efeito colateral momentâneo”. Gabriele esclarece que a vacina é necessária e representa o primeiro passo para o controle dessa terrível doença que mudou completamente a vida de todos. “Estou muito otimista e espero que essa vacina chegue logo a todos. O sentimento é de alívio, gratidão e esperança! Vamos acreditar na ciência e continuar com as medidas de proteção! Viva o SUS!”, comemora Gabriele.


Fonte: