às 10:05:00

ACADÊMICA DE DIREITO TEM TRABALHO APROVADO NO CIDIL

A acadêmica Jéssica Oliveira cursa o 9º período de Direito na FASA MOC e teve seu trabalho aprovado no Colóquio Internacional de Direito e Literatura, realizado pela Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL)

O CIDIL é o Colóquio Internacional de Direito e Literatura, realizado pela Rede Brasileira de Direito e Literatura (RDL) com a parceria de alguns programas de pós-graduação em Direito. Em 2020, o CIDIL terá sua 9ª edição com o tema “As narrativas de um Direito Curvo: uma homenagem a José Calvo González”. Esse colóquio é considerado o maior evento de Direito e Literatura da América Latina. Jéssica Oliveira, acadêmica do 9º período de Direito da Faculdade Santo Agostinho, teve seu trabalho aprovado no Colóquio. Confira o depoimento dela na íntegra!

“O interesse pelo estudo do Direito e Arte, mais especificamente pelo Direito e Literatura, surgiu durante os encontros dos grupos de estudos que eram ofertados pelo curso de Direito. Por meio deles, eram realizadas análises do Direito sob vários prismas. No grupo de estudo de Direito e Totalitarismo, direcionado pelos professores Dr. Reinaldo Pimentel e Ms. Igor Ramos, percebi as semelhanças entre os regimes totalitários e a literatura distópica, bem como a importância do Direito. Ademais, entendo que o estudo multidisciplinar possibilita a formação de acadêmicos mais questionadores. Vi na literatura uma forma de discutir a relevância do Direito, mais precisamente, dos Direitos Humanos (que ainda sofre descrença por quem o entende como “direito dos manos” ou para “humanos direitos”).

A minha monografia pretendeu analisar o cenário distópico da obra “1984” de George Orwell e identificar nas práticas cometidas pelo Estado violações aos Direitos Humanos. Buscou-se, também, discutir a aplicação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) como um instrumento mínimo de garantia e proteção da Dignidade da Pessoa Humana.

Antes de iniciar a elaboração da monografia já tinha ciência da existência do CIDIL e das discussões que o evento propiciava. Assim, nesse segundo semestre de 2020 notei que houve a confirmação do evento, a ser realizado virtualmente, dadas as restrições sanitárias em razão da pandemia. Considerando a temática da monografia, entrei em contato com o Prof. Dr. Reinaldo para verificar a possibilidade de submissão do trabalho ao evento, ele deu total apoio e elaboramos o resumo que foi submetido e aprovado. Após a apresentação em novembro haverá o envio do artigo completo para a publicação nos anais do evento.

Esse trabalho que é fruto da monografia, se traduz como resultado de uma inquietação gerada pela obra “1984” e todos os estudos realizados na disciplina de Direitos Humanos. Então, acredito que a pesquisa acadêmica é basicamente buscar respostas para as nossas inquietações. Por fim, entendo que a pesquisa acadêmica é de suma importância para os operadores do Direito, não só com a finalidade de tornar os futuros profissionais mais críticos e atentos à realidade, mas também para propiciar o estudo do Direito por todos os vieses possíveis.”

A Faculdade Santo Agostinho de Montes Claros parabeniza a acadêmica Jéssica Oliveira pelo seu empenho e deseja muito sucesso em sua carreira! Direito é na FASA MOC!


Fonte: