Psicologia

Apresentação

O curso de Psicologia da Faculdade Santo Agostinho prima pela busca da articulação entre a teoria e a prática, dado que é essa relação que facilita e legitima o processo ensino-aprendizagem. Essa articulação é percebida tanto na estruturação curricular compondo disciplinas de cunho teórico e/ou prático, bem como na metodologia de ensino preconizada institucionalmente e adotada no curso, e que privilegia essa articulação promovendo melhores resultados de aprendizagem.

O curso tem base nas atividades de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, seu currículo propicia, de forma funcional, a aprendizagem de conteúdos e habilidades específicas, bem como fornece condições favoráveis à aplicação e integração dos conhecimentos propostos. O delineamento dos conteúdos é adaptado às condições da realidade social, cultural, econômica e política da comunidade.

A organização da matriz e a flexibilidade curricular permite a adaptação às diferenças individuais, respeitando os diversos ritmos de aprendizagem, integrando as dessemelhanças locais e os distintos contextos culturais, garantindo um currículo que funcione como um fluxo articulado de aquisição de saber, num período, tendo como base a diversidade e o dinamismo.

As Atividades Complementares também apresentam-se como estratégias de flexibilização e são indicadas como componente obrigatório do currículo. Os alunos são envolvidos em experiências didáticas, sociais e profissionais nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, capazes de contribuir seguramente para a formação do profissional com o perfil pretendido.

Além das exigências apresentadas, as atividades curriculares devem possibilitar o desenvolvimento de uma consciência crítica, que valorize os bens culturais e sociais construídos e conquistados pela humanidade, assim como os aspectos éticos, morais e o meio natural.

Nesse sentido, a estrutura curricular proposta garante também o exercício da interdisciplinaridade que propicia o diálogo entre os vários campos do conhecimento e a integração do saber. Da forma como foi projetada, supera a organização curricular tradicional, que coloca as disciplinas como realidades estanques, fragmentadas, isoladas e dificulta a apropriação do conhecimento pelo discente. Portanto, a interdisciplinaridade na FASA é considerada como uma nova postura frente ao conhecimento, ao processo de ensino e aprendizagem e à própria organização curricular. Pode ser entendida como norteadora de princípios e como sinalizadora de procedimentos e práticas do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia.

TIPO DE CURSO: Presencial

DURAÇÃO: 10 Períodos

COORDENADOR: Fabiana Mori

TELEFONE: (38) 3690-3690

OFERTA: Av. Osmane Barbosa, 937 - Jk, Montes Claros - MG, 39404-006 (Ver Mapa)

ATO REGULATÓRIO: Autorização portaria nº 1040 de 23/12/2015 DOU 24/12/2015

CONCEITO MEC: Nota 04