
Com mais de dez anos de tradição, o curso de Engenharia Elétrica das Faculdades Santo Agostinho gradua profissionais com sólida formação profissional e humanística, comprometidos com o meio ambiente e com a sociedade.
Além das aulas teóricas, o curso oferece aulas práticas com frequência semanal ou quinzenal para mais de 70% das disciplinas da sua grade, desde o primeiro período da graduação. Durante a formação do acadêmico, além das disciplinas regulares que compõem os núcleos de formação básica, profissionalizante e específica, como Eletricidade Aplicada, Redes de Telecomunicações, Sistemas Elétricos de Potência, entre outras; são oferecidas também disciplinas optativas como, Empreendedorismo, Robótica, Comunicações Móveis e uma extensa variedade de outras opções.
Adicionalmente ao currículo do curso de Engenharia Elétrica, são ofertadas oficinas gratuitas de formação complementar aos acadêmicos, com especialistas e profissionais gabaritados do mercado, sobre temas como Liderança, Como Falar em Público, Planejamento de Carreira, dentre outros. Os acadêmicos interessados têm ainda a possibilidade de se inscrever em Projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos pelo curso e participar das visitas/viagens técnicas organizadas pelo menos duas vezes por ano.
Semestralmente, os acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica das Faculdades Santo Agostinho desenvolvem artigos e/ou projetos em equipe, fortalecendo as suas habilidades de Pesquisa e Desenvolvimento – P&D na área. Os acadêmicos são encorajados constantemente a participar dessas iniciativas, com vistas à produção e publicação acadêmica, participação e apresentação em eventos setoriais e na profissionalização e constituição de seu próprio negócio.
O curso de Engenharia Elétrica da Santo Agostinho provê, de forma exclusiva na região, a formação simultânea em duas ênfases de atuação: Sistemas Elétricos de Potência e Telecomunicações.
Por fim, confirmando o compromisso do curso com a qualidade, através da parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico, Psicológico e Acessibilidades – NAPPSA da faculdade, os acadêmicos do curso terão todo o suporte psicopedagógico de um time especializado de psicólogos e pedagogos, de modo a viabilizar, desde o primeiro dia de aula, a formação sólida e diferenciada dos Engenheiros Eletricistas graduados nas Faculdades Santo Agostinho.
Ao se formar, esse profissional poderá atuar em diversas áreas:
- Geração, transmissão ou distribuição de energia;
- Automação e controle;
- Projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais;
- Fabricação de máquinas e equipamentos elétricos/eletrônicos;
- Desenvolvimento e operação de sistemas de comunicações e de tecnologia da informação;
- Telefonia e radiocomunicação fixa e móvel;
- Comunicação multimídia e telecomunicação com e sem fio;
- Radiodifusão de sons e imagens, analógicas e digitais.